Muitas pessoas acham que o termo materialista é como uma atitude ou comportamento daquelas pessoas que se apegam aos bens, valores e prazeres matérias. Mas para os filósofos, o materialismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de apenas uma substância no universo: a matéria. O materialista se opõe radicalmente a espiritualidade, na qual sustenta que são duas e diferentes as substâncias existentes na natureza: a matéria e o espírito. Por conseqüência, o materialista acha que o homem é um ser mortal, não acreditando na imortalidade da alma. Já na espiritualidade, acredita que a alma é uma substância imaterial, acredita na sua eternidade para além do túmulo. Acho que a espiritualidade é um dos fundamentos da concepção religiosa do mundo, a grande maioria acredita na espiritualidade, afinal sempre acreditamos nem sem for “em nos mesmos”.
Embora materialista e materialismo sejam conceitos “atuais”, a idéia de que há apenas uma substância na natureza existe desde a Grécia pré-socrática. Para Leucipo e Demócrito (nomes complicados), só existem os átomos e o vazio, o universo é infinito e eterno, tudo na natureza e na realidade é composto de átomos, inclusive os pensamentos e os sentimentos. A alma seria uma parte do corpo. Mas, os átomos que constituem a alma seriam diferentes dos átomos que formam a matéria bruta. Muito contraditório isso não?!?
No Renascimento, o materialismo foi responsável pelo grande avanço das ciências biológicas no Iluminismo francês. Nessa época o materialismo já não mais admite a existência de deuses materiais (-Oh! Acabei de perde uma perna porque os deuses quiseram assim.)-, materialismo torna-se ateu, o materialismo renega a espiritualidade, a religião.
Fruebach tem a dialética de que não foi Deus que criou o homem, e sim o homem que criou Deus como uma força maior para, por exemplo, conseguir algo material (quem é que nunca guardou uma “pedrinha” da sorte? um amuleto ou simplesmente: Consegui! Graças a Deus.), ele acredita que os homens inventaram Deus para conseguir o que querem, o que tanto deseja, tornando-nos assim todos materialista. E isso não é verdade??
“Os materialistas de hoje, por uma questão de lógica, serão forçosamente os espiritualistas de amanhã. Tudo se resume a uma questão de tempo. “
- Allan Kardec
O texto “Afinal o que é materialismo?” foi baseado na revista Discutindo Filosofia com o titulo "Tudo é matéria".
- Mais que nada, materialista é aquela pessoa que guarda matérias de jornais. Hahaha =D
* Tema aberto à discussão.
Lendo esta publicação anos depois lembro da ajuda que sempre tive do Hiago Lopes. xD Saudades.
ResponderExcluir